Portfólio

bg_contato_edited.jpg

CAPITÃO ÁGUIA INDOMÁVEL
E O MISTÉRIO DA GRUTA

square-book-mockup-02.png

A confecção do projeto, gestão cultural e financeira, comunicação e prestação de contas do livro "Capitão Águia Indomável e o Mistério da Gruta", de Marilurdes Nunes, foram realizadas pela Caligari Produções, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A obra foi publicada pela Editora Ramalhete.

bg_contato_edited.jpg

NOS PORÕES DA LOUCURA

Com estreia em 2016, a peça baseada no livro homônimo de Hiram Firmino, com texto, direção e iluminação de Luiz Paixão, trilha sonora de Marcus Viana e figurinos de Ronaldo Fraga, o espetáculo conta a história do Hospital Colônia, de Barbacena, onde 60 mil pessoas morreram durante o seu funcionamento.

A concepção da peça, confecção dos projetos, gestão cultural, direção de arte e comunicação do projeto foram realizados pela Caligari Produções.

Saiba mais sobre o espetáculo

bg_contato_edited.jpg

FRACASSO PARA PRINCIPIANTES

O monólogo “Fracasso para principiantes” (2013), com texto, direção e figurino de Marcelo Dolabela e interpretado por Ana Gusmão foi produzido pela Caligari especialmente para o projeto Digas!, do Sesc Palladium.

bg_contato_edited.jpg

EXPOSIÇÃO

PRESENÇAS - MEMÓRIAS DO PORTUGAL RURAL

Flagrantes do Recorrente.jpg

Em 2004, a Caligari Produções realizou em Belo Horizonte a exposição de fotografias “Presenças – Memórias do Portugal Rural”, de Michel Giacometti, em parceria com a ONG Etnia, de Portugal. No mesmo ano, executou a curadoria, produção e montagem das exposições “O artesanato do Vale do Jequitinhonha” e “Flagrantes do recorrente”, nas cidades de Lisboa e Caminha, em Portugal, também com a ONG Etnia.

bg_contato_edited.jpg

1ª E 2ª MOSTRAS

NOS PORÕES DA LOUCURA

Cartaz-Mostra-nos-Porões.png

Com curadoria de Ana Gusmão e execução da Caligari Produções, a primeira e segunda edição da Mostra Nos Porões da Loucura aconteceram no Teatro Marília, nos anos de 2018 e 2019, respectivamente. As programações multi artísticas reuniram um amplo debate entre a arte e a  loucura como eixo central. Teatro, cinema, oficinas, debates, exposições, saraus e lançamentos de livros  discutiram, durante as duas Mostras, a luta e os avanços da política antimanicomial e o lugar dos portadores de sofrimento mental na sociedade.

Saiba mais

bg_contato_edited.jpg

A CRIADORA DE SONHOS

E OUTRAS HISTÓRIAS

A confecção do projeto, gestão cultural e financeira, comunicação e prestação de contas do livro "A criadora de sonhos e outras histórias", de Marilurdes Nunes, foram realizadas pela Caligari Produções, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A obra foi publicada pela Editora Fino Traço.

bg_contato_edited.jpg

A HISTÓRIA DO CINEMA MUDO AO VIVO

“A história do cinema mudo ao vivo: parte I – A Realidade e parte II – A Fantasia” (2012), era um duplo espetáculo exibido em dias diferentes. O projeto, pesquisa, curadoria, direção, comunicação e gestão cultural e financeira foram desenvolvidos pela produtora. As montagens contaram com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH.

bg_contato_edited.jpg

SÁBADO DA CARNE

Sábado_da_Carne.jpg

A performance poética, "O sábado da carne", teve prólogo, seleção de poemas e direção de cena de Marcelo Dolabela, interpretação, figurinos de Ana Gusmão, trilha sonora original de Gilberto Mauro, objetos de cena de Eri Gomes e produção e comunicação da Caligari. Desde a estréia, em 2002, vem participando de Festivais e Mostras, tanto de poesia como de teatro.

bg_contato_edited.jpg

POESIA EM CENA

POESIA EM CENA.jpg

A série de experimentos, iniciada em 1999 junto com o poeta e pesquisador Marcelo Dolabela, tem como objetivo investigar as várias formas da poesia em cena, passando pelo teatro, pela música e pelas artes visuais. Performances, recitais e espetáculos formam concebidos nesse projeto, entre eles "Ana Cristina César por Ana Cristina Gusmão" (que possui uma versão em cinema, denominada Conversa de Senhoras), "A política destruiu o nosso amor", "Engenho de Dentro", entre outros. Produção e comunicação da Caligari Produções.